A família do meu namorado adora a tal da torta alemã e como são em cinco, tem aniversário o ano todo e o ano todo tem a torta. Todo aniversário, a mesma torta alemã. E eu ando muito “confeiteira” ultimamente. Vivo fazendo bolos e doces, e eis que chegou o aniversário da sogra, prometi a torta pra ela. O problema é que existem dezenas de variações da receita, e nenhuma das que achei na internet era parecida com a da padaria preferida deles.
Inventei. Misturei. E deu certo!
A maioria das receitas não tem a massinha de chocolate embaixo, mas quase todas as daqui da cidade são assim, e são deliciosas, então apostei na massinha.
Vou compartilhar a receita da minha adaptação da Torta Alemã, que ficou igualzinha à da padaria preferida da família do meu namorado. Modéstia a parte, estou orgulhosa de mim mesma.
TORTA ALEMÃ
Massa:
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de cacau 50%
1/4 de xícara de óleo
1 ovo
1/4 xícara de leite
1 colher (chá) fermento
Preparo:
Coloque ferver o leite. Misture os ovos e o óleo, acrescente os ingredientes secos e bata bem. Vai ficar bem duro. Então acrescente o leite, e bata até incorporar tudo. Coloque o fermento e mexa com movimentos leves, de baixo para cima. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos (ou até que o palito saia limpo) em forma redonda untada e enfarinhada.
A ideia é que a massa fique bem fina (cerca de 1 dedo) e bem macia. Caso fique muito grossa, desenforme, espere esfriar e corte a massa no tamanho desejado. Reserve.
Creme:
1 1/2 pote de nata
1 1/2 lata de leite condensado
1 1/2 lata de creme de leite (sem soro)
Preparo:
Para retirar o soro do creme de leite, deve deixá-lo bem gelado. Então vire a lata (tem que ser lata) e faça dois furos. Escorra o soro, e termine de abrir a lata. Perceba que o creme que ficou, é bastante espesso.
Bata a nata na batedeira até que fique cremosa. Acrescente o leite condensado e o creme de leite e bata por mais 6 minutos. Reserve.
DICA: Sempre fui daquelas que acha que tem que bater só ate incorporar tudo. Não é assim. Se a receita diz ‘bata por tempo x” e você não bater, algo vai dar errado. Vai desandar. Ou ficar mole. Então bata pelo tempo que a receita indica. Caso não indique nada, bata apenas até incorporar.
Ganache:
100 gr chocolate ao leite
100 gr chocolate amargo
1 lata de creme de leite (sem soro)
Preparo:
Retire o soro do creme de leite. Corte o chocolate em cubos (ou corte grosseiramente) e coloque num refratário de vidro (preferencialmente). No microondas, coloque 20 segundos. Retire e mexa. Caso não tenha derretido, coloque mais 20 segundos. Repita o processo até que tenha derretido todo o chocolate.
Aqueça o creme de leite (não deixe ferver!) e misture ao chocolate derretido. Mexa até incorporar. Reserve.
DICA: Não coloque mais de 20 segundos de uma vez no microondas porque chocolate queima, ok?
MONTAGEM
Numa forma redonda de fundo falso, coloque a massa de chocolate. Coloque as bolachas de maisena ao redor de toda a forma. Coloque 1/3 do creme (em temperatura ambiente) e faça uma camada de bolachas molhadas no leite. Coloque outro terço do creme e faça outra camada de bolacha, em seguida a terceira parte do creme. Coloque na geladeira por pelo menos 5 horas, ou ate que o creme firme bem.
Quando o creme estiver bem firme, coloque a ganache espalhando bem para que fique liso. Usando leite condensado (gelado) dentro de um saquinho plástico com um furinho, faça uma espiral sobre a ganache. Então usando um palito de dente, faça linhas (de leve) como se estivesse cortando uma pizza.
Volte para a geladeira, e só desenforme depois que estiver tudo firme e bem gelado.
DICA: Leve ao congelador por cerca de uma hora antes de servir. Fica uma delicia!
DÚVIDAS:
“Ah, mas o creme ficou mole!”
Quando você termina de bater o creme, ele fica bem liquido, mas se tiver seguido a receita a risca (ou seja, bata por 6 minutos!) ele vai firmar depois. Sem pânico.
“Ah, mas a massa ficou muito grossa!”
Não tem problema. Coloca ela no congelador por uns 30 minutinhos e corte ela na espessura que desejar.
“Ah, mas o meu chocolate queimou!”
Esquece. Queimou o chocolate, pode jogar fora e fazer de novo. Muito cuidado com o tempo no microondas. Não coloque mais que 20 segundos de uma vez.
“Ah, mas a ganache ta molenga!”
Relaxa, ela vai firmar na geladeira. Confia em mim.
“Ah, não consegui tirar a torta do fundo falso da forma!”
Deixa ele lá! Não vai aparecer. Não vai atrapalhar a estética da torta, nem mesmo o sabor.
“Ah, mas é tudo tão pouquinho nos ingredientes da massa!”
É assim mesmo. Como a ideia é uma massa fina, os ingredientes são 1/4 de receita de bolo comum.
Observem a felicidade da sogra com a torta xD |
Espero que consigam fazer a torta.
Boa sorte.
Beijos, Eloise Zanatto.